Pular para o conteúdo

Musculação para corredores: mais carga ou mais repetições?

Matérias

Musculação para corredores: mais carga ou mais repetições?

Acerte no tipo de treino para conquistar seus objetivos

O fortalecimento muscular é fundamental na programação do corredor que quer evitar lesões e render mais nos treinos e provas. Mas mesmo quem é familiarizado com o treinamento com pesos tem dúvidas sobre como estruturar a rotina na academia: é melhor fazer mais repetições com menos carga ou menos repetições com mais carga na musculação?

Renan Furlanetto, professor da Unidade Anália Franco da Cia Athletica, em São Paulo, acredita que isso depende do objetivo do atleta. Para os devoradores de quilômetros, que focam nas provas longas, o melhor é realizar mais repetições com cargas baixas e moderadas, o que vai deixar as fibras musculares mais resistentes à fadiga. Para quem prefere distâncias curtas, como 5 km e 10 km, utilizar mais peso e diminuir o número de repetições é o indicado. Essa abordagem vai estimular melhor as fibras de ações rápidas, mais exigidas quando o percurso é menor e, normalmente, a velocidade, mais alta.

É importante ficar claro que não é errado treinar força e explosão se você for um corredor de longas distâncias. Entretanto, o ideal é focar a musculação no trabalho de resistência.

Treino para o corpo inteiro

O ideal é que seu professor da academia e o treinador de corrida definam juntos a melhor abordagem para o seu caso. Para Adriano Silva, professor da Smart Fit, é sempre importante verificar as seguintes variáveis: perfil e frequência de treino (de força e corrida) do indivíduo, metas de corrida e histórico de lesões. Com essas informações, é possível individualizar ao máximo as atividades a serem seguidas.

Renan destaca que é importante dar atenção especial ao trabalho para os membros inferiores, já que as pernas realizam a maior parte do esforço na pista (na rua, na esteira ou onde quer que você corra). Mas isso não dispensa a necessidade de um fortalecimento global, que recrute, ainda, a musculatura de core, costas e braços, que também tem papel – de estabilização, equilíbrio e propulsão – importante na corrida.

O ideal é realizar o treino de musculação de duas a quatro vezes por semana, sempre em dias alternados com os dias de corrida. E não vale ter pressa na execução dos movimentos – é preciso prestar atenção à postura correta para obter os resultados – mais velocidade, menos lesões – desejados.

anterior
próxima

Treino&Saúde

Agradecemos sua assinatura

Este e-mail foi cadastrado!

Comprar o look

Escolha as opções

Back In Stock Notification
Termos & Condições
What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum. Why do we use it? It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using 'Content here, content here', making it look like readable English. Many desktop publishing packages and web page editors now use Lorem Ipsum as their default model text, and a search for 'lorem ipsum' will uncover many web sites still in their infancy. Various versions have evolved over the years, sometimes by accident, sometimes on purpose (injected humour and the like).
this is just a warning
Fazer login
Meu Carrinho
0 Itens