Começar a praticar um esporte como a corrida pode ser um passo bastante importante para quem busca mudanças em seu estilo de vida. Afinal, esse é um dos esportes mais acessíveis e democráticos, capaz de oferecer inúmeros benefícios à saúde.
Apesar de a decisão de calçar os tênis e sair de casa para uma corrida só depender de você, é verdade que muitas pessoas podem se sentir receosas por não saberem como correr ou que treino fazer. Por isso, reunimos aqui cinco dicas de como começar a correr hoje. Vem com a gente!
5 passos para começar a correr hoje!
Quer começar a correr hoje? Que ótimo! Essa é uma decisão muito importante. Siga esses cinco passos que selecionamos abaixo e comece sem erros.
1. Troque a vontade pela disciplina
Depender da motivação para começar a correr pode atrapalhar seus planos. Em vez disso, trate o começo na prática como algo que você realmente deve cumprir, assim como outras tarefas no dia, incluindo trabalho, passear com o cachorro e tomar banho.
Isso é importante tanto para começar a correr quanto para manter-se na prática. “Uma vez que se torna um hábito, o exercício parece mais fácil e não exige tanta força de vontade quando você não tem vontade", diz Charles Duhigg, autor do livro “O Poder do Hábito” (The Power of Habit).
2. Tenha um plano de treino adequado
A gente até nasce sabendo correr, né? Mas não nascemos sabendo treinar corrida como um esporte. Para isso existem metodologias de treino, que são adaptadas às individualidades de cada pessoa. Se você quer começar a correr hoje, deve, portanto, escolher a melhor para você.
Para isso você pode buscar a ajuda de um profissional da educação física, mas também pode buscar treinos em aplicativos de corrida e até em sites especializados. Aqui no Iguana Sports temos diversas planilhas de treinos feitas por treinadores para cada perfil de pessoa, de iniciantes a avançados.
3. Escolha as roupas certas
Um dos principais itens para quem quer começar a correr é um bom par de tênis. Opte por modelos específicos para corrida, que oferecem o suporte e o amortecimento necessários para evitar lesões. Roupas leves e confortáveis também são importantes para garantir a liberdade de movimento e a ventilação adequada, além de reduzirem as chances de bolhas e assaduras.
4. Respeite como seu corpo funciona
A técnica de corrida é importante, mas você não precisa se preocupar muito com isso quando estiver começando. O importante é realizar um movimento de corrida que seja confortável para você e que respeite a forma como o seu corpo interage com o espaço.
Comece devagar, com uma caminhada para aquecer. Depois, tente correr por alguns segundos, mas não rápido demais. Vá aumentando gradativamente a velocidade da caminhada até que se torne um trote confortável - e sustente assim por uns minutos.
Ah, e não tem problema se não conseguir correr por muito tempo, viu? A velocidade se conquista aos poucos, conforme evolui. Agora, o mais importante é respeitar os limites do seu corpo para evitar lesões e não se frustrar, ok?
5. Não tenha vergonha de começar!
É claro que não dá para virar a chavinha e simplesmente perder a vergonha. Sabemos que muitas pessoas se sentem receosas e com medo de se serem julgadas ao saírem para correr na rua ou mesmo na esteira da academia.
Tente, porém, trabalhar esse sentimento e entender o que é mais importante: dar atenção à vergonha ou dar um passo para uma mudança em seu estilo de vida? Lembre-se que mudanças de hábito podem causar um desconforto no começo, mas são um investimento para toda a vida!