Maria Lucineida da Silva Moreira, atleta brasileira
Data de nascimento: 28 de novembro de 2001
Idade: 22 anos
Naturalidade: Monteiro, PB
Principais conquistas:
- Campeã Pan-americana de Cross Country Adulto (primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro para o Brasil)
- 23ª no Mundial de Atletismo 10.000m, em Budapeste 2023
- Bicampeã Sul- americana de Cross Country, 10 km Adulto
- Bicampeã Sul-americana sub-23, 5.000 metros
- Campeã Sul- Americana sub-23, 10.000 metros
- Campeã Troféu Brasil 10.000 metros e medalha de Bronze nos 5.000 metros 2023
- 23ª Colocada no Mundial Militar de Cross Country 2022
- Medalhista de Bronze Troféu Brasil 2022
- Bicampeã Brasileira Escolar, sub-18, sub-20
- Tricampeã Brasileira sub-23 em 5.000 e 10.000 metros
Melhores marcas:
- 5.000 m: 16:22.29
- 10.000 m: 34:02.61
- 10 km: 34min11s
- Meia-maratona: 1h16min06s
Maria Lucineida da Silva Moreira encontrou sua paixão pelo atletismo de forma inesperada. Em 2014, aos 12 anos, ela se mudou do povoado da cidade de Pedra para Pesqueira, em Pernambuco, onde descobriu o esporte por meio de colegas de escola.
“Fiquei sabendo do atletismo e me interessei em conhecer”, lembra Lucineida. Desde o primeiro treino, realizado em condições adversas – com havaianas e, depois, descalça – ela sentiu uma conexão profunda com o esporte. Nos primeiros meses, até usou um tênis doado, de numeração maior que a sua. “Achei muito estranho correr de tênis e demorei um pouco para me acostumar”.
Sua determinação e a capacidade de adaptação marcaram o início de uma carreira construída com esforço e resiliência. Esses primeiros passos sem estrutura adequada não desanimaram Lucineida, que logo se destacaria nas competições regionais.
Das primeiras provas às vitórias internacionais
A trajetória de Lucineida teve suas primeiras conquistas nas ruas. Em sua primeira prova de 5 km, ela tentou acompanhar a elite masculina e correu lado a lado com os homens nos primeiros metros. “Corri com eles 100 metros e depois fui ficando, quebrei muito e até parei, mas ainda fiquei em segundo lugar feminino na categoria”, relembra.
Hoje Lucineida tem um currículo que impressiona, com tempos expressivos e um histórico de conquistas. Suas melhores marcas incluem 16min22s nos 5.000 metros e 34min11s nos 10 km em provas de rua. Já em meias-maratonas, ela tem como recorde pessoal a marca de 1h16min.
Entre suas principais vitórias, destaca-se o título Pan-Americano de Cross Country, onde ela foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro para o Brasil. Lucineida também é bicampeã sul-americana de Cross Country e tricampeã brasileira sub-23 nos 5.000 e 10.000 metros.
Preparação para a meia-maratona da Corrida Venus
Lucineida se prepara para mais um desafio: a meia-maratona da Corrida Venus, no dia 1° de dezembro. Focada e determinada, ela tem dedicado horas de treino em Bragança Paulista, onde conta com o acompanhamento técnico e nutricional. A preparação inclui uma pausa estratégica em novembro, visando chegar à competição com energia renovada.
“No dia 11 de novembro terei um descanso de uma semana e retornarei para correr a Venus. Continuarei treinando aqui em Bragança Paulista, acompanhada do meu treinador, Clodoaldo, e na parte nutricional acompanhada do meu nutricionista, Heitor.
A atleta tem um objetivo claro: “O meu principal objetivo, assim como para todas que estarão na prova, é cruzar a linha de chegada sendo a primeira”. Lucineida vê a Venus como uma oportunidade de superação e uma etapa importante em seu caminho para atingir metas mais ambiciosas no futuro. “Comecei há pouco na meia-maratona e acredito que um possível recorde nacional está mais para a frente, se assim for da vontade de Deus”, projeta, com confiança e humildade.
Metas futuras e sonhos olímpicos
Para Lucineida, as perspectivas vão muito além das provas de longa distância. Seu sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas e em competições mundiais, Pan-Americanos e Sul-Americanos. Ela visualiza não só a participação, mas também a chance de disputar medalhas, fortalecida pelo suporte de sua equipe. “Tenho expectativas de chegar às Olimpíadas e aos mundiais, com chances de medalhas, com dedicação e comprometimento no esporte e com minha rede de apoio”, afirma.
Com apoio das Forças Armadas, do Clube Pinheiros e de patrocinadores, Lucineida acredita que está no caminho certo para atingir seus objetivos. Contando com um time de profissionais, a atleta sente-se preparada para levar o nome do Brasil ao topo das competições.