Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher o seu primeiro tênis de corrida, como a finalidade do tênis:
Você quer apenas caminhar? Ou quer caminhar e trotar desde o início? É preciso considerar também as características físicas, como se está ou não com sobrepeso e o histórico de lesões.
Aposte sempre no conforto
Até pouco tempo atrás, o tipo de pisada (supinada, pronada ou neutra) era considerado importante na hora da escolha do tênis. Hoje, porém, há um certo consenso de que o fator mais importante é mesmo o conforto!
Isso significa que, para comprar o seu primeiro tênis, você pode se basear em opiniões, avaliações e dicas de seu treinador. Porém, o mais importante é experimentar bem o tênis antes de comprá-lo. Não tenha vergonha, na loja, experimente ambos os pés, caminhe um pouco e veja se não causa desconforto.
Sem erro na hora da compra
No momento da compra, procure vencer a tentação de levar o modelo mais bonito ou o mais barato da loja. Observe as suas características e preste atenção também ao seguinte:
- Verifique se o tênis possui muitas costuras que podem incomodar durante a corrida e, com o movimento repetido, provocar bolhas e até cortes na pele
- O peso do calçado também conta – se for muito pesado, pode dificultar o movimento e prejudicar o desempenho. Os muito leves não costumam ser indicados para quem está com quilos a mais
- Leve para casa um modelo com um número maior do que você calça normalmente. Durante o exercício, os pés dilatam e se movimentam para frente dentro do tênis, o que pode causar desconforto, atrito no calcanhar e nos dedos e a formação de bolhas
- Não se deixe levar pela moda, pelo último lançamento da sua marca favorita, pela aparência do tênis ou pelo preço (o mais caro não necessariamente é o melhor);
- Esqueça a vergonha na hora de calçar o tênis na loja e dar pequenos trotes para checar conforto, estabilidade e absorção de impacto
Além disso, procure ter mais de um modelo para revezá-los em seus treinos semanais – dê pelo menos 24 horas de folga para cada um.
Isso vai dar tempo suficiente para que o material responsável pelo amortecimento retorne à forma original e que a umidade por causa da transpiração evapore, evitando a proliferação de bactérias e fungos.
Conclusão: como escolher o tênis?
Como vimos, o principal fator é mesmo o conforto. Para pessoas que estão acima do peso, modelos com mais amortecimento são mais indicados, pois ajudam a lidar com o impacto extra das passadas.
Aposte também em marcas conhecidas do mundo da corrida, que são reconhecidas por seus modelos ideais para corrida. E não se esqueça de experimentar o modelo na loja antes de levar, para sentir se ele realmente é confortável para você!
Vai correr 5K? Aposte na Athenas Run Faster!
Inscreva-se já! https://iguanasports.com.br/blogs/calendario-corridas-de-rua/athenas-run-faster-2025