Pular para o conteúdo

Aposte nessas 7 dicas para bater seu recorde pessoal na meia-maratona!

Correr uma meia-maratona já é superar um grande desafio. Correr os 21.1K rápido, buscando o recorde pessoal, é ainda mais. Mas como ganhar velocidade sem perder a resistência para essa prova? É sobre isso que vamos falar!

1. Aposte nas intermediárias

Melhorar o desempenho gradualmente nas distâncias intermediárias é o primeiro passo para adquirir velocidade nos 31.1 km. Correr 10 km e melhorar a marca nessa distância, por exemplo, pode significar maior tolerância ao esforço em provas mais longas.

2. Mescle treinos longos e de velocidade

Nos longos, você poderá viver tudo o que acontece durante os 21.1 km, além de descobrir pontos fortes e onde precisa melhorar. A quilometragem máxima fica na casa dos 18 km, que deve ser bem distribuído ao longo da preparação. Porém, corredores mais experientes podem experimentar aumentar o volume.

Já os intervalados têm como objetivo aumentar a velocidade de corrida, deixar o limiar anaeróbio (ponto de transição entre os metabolismos aeróbio – com muito oxigênio – e anaeróbio – pouco oxigênio) mais próximo do consumo máximo de oxigênio (VO² Máx.). Ou seja, fazer intervalados vai permitir com que seu corpo se acostume a um esforço elevado.

No ciclo da meia-maratona podem haver tiros mais curtos, como os de 100m, 200m e 400m, mas também tiros médios e longos, como os de 600m a até 2 km.

3. Split negativo é uma opção

Correr os primeiros 10 km em ritmo cadenciado e depois acelerar progressivamente até cruzar o pórtico, essa é a essência do split negativo. Para isso, o ciclo de treinamento deve unir, além das corridas longas e intervaladas, os treinos progressivos, deixando sempre o ritmo mais forte para o fim da atividade. 

No treino progressivo, a velocidade aumenta gradualmente a cada determinada distância, o que desenvolve a percepção de ritmo. Em um treino de 10 km, você pode alternar, por exemplo, 5 km em ritmo de meia-maratona e depois 5 km em ritmo de 10 km. Isso aumenta a confiança para a hora da prova.

4. Da pista para a mesa

Atletas que treinam intensamente podem ter um gasto diário que supera as 4 mil calorias. O combustível principal é o carboidrato, que deve corresponder a 65% da dieta total. 

Durante os treinos mais intensos, você pode precisar de reposição de carboidratos com géis e isotônicos. Uma alimentação equilibrada também é importante para o corredor perder gordura sem prejudicar a massa muscular.

5. Os dias de descanso são a chave do sucesso

Os corredores amadores frequentemente buscam inspiração nos profissionais para treinamento. No entanto, muitas vezes negligenciam a importância do descanso e da recuperação, que é levada a sério por profissionais.

Os dias de descanso são tão essenciais para seu treinamento quanto suas corridas - e descanso significa não correr absolutamente nada. Você pode planejar semanas de redução de volume, de intensidade, usar treinos regenerativos e até estabelecer  dias que envolvem apenas treinos de musculação.

6. Reduza o peso corporal

Parece óbvio, mas, quanto mais leve você for, menos peso extra terá que carregar e maior será a sua economia de energia e melhor será a biomecânica do movimento. Para provas longas, como a maratona, isso faz muita diferença.

Foque em estratégias para reduzir a gordura corporal nas semanas anteriores à corrida e siga a dieta estabelecida de forma mais restrita, isso fará muita diferença para o seu recorde na meia-maratona.

7. Escolha a prova certa

Bater o recorde na maratona em um percurso cheio de subidas e terrenos irregulares, por exemplo, é muito mais difícil do que fazer isso em uma corrida totalmente plana. Por isso, é importante escolher a prova certa para você!

Inscreva-se!

 

Agradecemos sua assinatura

Este e-mail foi cadastrado!

Comprar o look

Escolha as opções

Back In Stock Notification
Termos & Condições
What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum. Why do we use it? It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using 'Content here, content here', making it look like readable English. Many desktop publishing packages and web page editors now use Lorem Ipsum as their default model text, and a search for 'lorem ipsum' will uncover many web sites still in their infancy. Various versions have evolved over the years, sometimes by accident, sometimes on purpose (injected humour and the like).
this is just a warning
Fazer login
Meu Carrinho
0 Itens